terça-feira, 7 de setembro de 2010

Relatório do último dia do aluno FERNANDO PIOVESAN



A Simulação de Ensino Médio (SiEM) é uma nova forma de compreender as características de temas variados. Através desse fenômeno recente, podemos abranger situações diferenciadas e discutir o futuro de uma nação ou um caso diplomático.
Sou um representante do Parlamento Inglês da “Câmara dos Comuns”, defendo a ideia de que a Burguesia deva tomar o poder. Viver em época de grandes mudanças sociais não é algo extremamente fácil, principalmente quando se encontramos em uma Monarquia Absolutista que frequentemente sofre por problemas sociais.
Após esses cinco dias de SiEM discutimos temas variados, como a permanência ou não do rei; a religião oficial da Inglaterra; invasão de terras vizinhas. A Inglaterra estava completamente sob o caos social. Tropas escocesas enviadas pela nobreza estavam invadindo cidades ao sul com o apoio do rei Carlos I. Propomos a invasão da Irlanda como forma de conseguir capital rapidamente para combater os escoceses, porém quando aprovamos este projeto de resolução, esquecemos que as tropas inglesas já estavam empenhadas a combater os escoceses, com a sua retirada do sul para o norte, deixamos aberto o caminho para o avanço do rei.
Porém o plano do rei só foi concretizado com eficiência devido a várias conspirações que frequentemente ocorreram em nosso parlamento, agentes do rei estavam infiltrados e dispostos a informar com antecedência sobre as diversas formas de ataque contra o próprio. A invasão da Irlanda já estava previamente avisada ao rei por um Realista membro da Câmara dos Comuns, naturalmente um traidor.
Se dependesse por nós, talvez viveríamos ainda sob Monarquia Absolutista já que o avanço do rei foi possível. A proposta do SiEM é de grande respeito, através dessas grandes simulações conseguimos compreender mais aprofundado temas que geralmente não são discutido em sala de aula. Só após participar da primeira simulação o aluno compreende que ele pode afetar todas as consequências na sociedade. Reforçando a ideia do slogan utilizado pelos idealizados da SiEM: “Fazendo História”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário