No segundo dia de simulação (no primeiro concretamente foram feitos movimentos extritamente organizativos e ceremoniais), percebemos como que funcionava o modelo, que é conhecido e reconhecido mundialmente. Para quem é iniciante e frequenta pela primeira vez, o receio de se exalta, porém com o decorrer das sessões conseguimos se “soltar” do medo de ser repreendido pelos demais participantes e começamos a expor nossas idéias e ideais.
Hoje (4/09) percebi que todos os integrantes não estão para brincadeira, o objetivo é sério. Argumentos são debatidos por todos os integrantes, como sou do Parlamento Inglês, a opinião de cada personagem se torna algo extremante importante, já que cada figura teve participação histórica na sociedade. Tivemos criação e aprovação de leis e emendas; crises na sociedade, afetando bruscamente o Parlamento; revoltas para conseguir o que lhe deseja entre outras situações inusitadas que ocorreram durante o dia, e olha que era apenas o primeiro dia de comitê imagina o que vem por aí...
A proposta da FGV em apoiar o projeto SiEM é de grande valor e respeito, pois através dessas grandes simulação que conseguimos compreender mais aprofundado determinados temas. Só após participar do SiEM que o aluno compreende que ele pode afetar todas as consequência na sociedade e ele pode passar de um mero “personagem passivo” à um grande revolucionário social. Não sendo à toa o slogan utilizado: “Fazendo História”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário