terça-feira, 7 de setembro de 2010

Relatório do terceiro dia do aluno: FERNANDO PIOVESAN


Realmente, viver em época de grandes mudanças sociais não é fácil. Hoje no terceiro dia de simulação, sentimos na pele o que é viver em uma Monarquia Absolutista que frequentemente sofre por guerras e conflitos com outras nações.

A “Câmara do Comuns” do Parlamento Inglês é formada por diversas classes sociais (burgueses, realistas, presbiterianos, puritanos, independentes, lordes, militares...) que buscam a todo instante concretizar suas ideologias de leis. Acredito que a maior dificuldade de um Parlamento sejam essas divergências de opiniões. Esses desacordos ocorrem com maior frequência quando estamos em meados de 1600, já que a sociedade está passando por grandes transformações, enquanto alguns se prendem as amarras da Monarquia outros propõem a República Parlamentar, mas um consenso entre todos os parlamentares é algo extremamente difícil de concretizar.

O tema principal discutido neste terceiro dia foi o destino de Carlos I, porém enquanto discutíamos o exílio do rei, ele já havia escapado e estava vindo em direção ao norte da Inglaterra com tropas escocesas devastando as cidades visitadas com o seu exército. Estávamos em um “beco sem saída”, não tínhamos capital para organizar um exército com eficiência para combater os escoceses e nem ao menos uma diplomacia com o rei, já que o mesmo não estava disposto a negociar.

O dia foi extremamente desgastante, várias soluções foram propostas, porém muitas descartadas. Esperamos para o dia de amanhã solucionar todas as deficiências da sociedade Inglesa ou ao menos tentar se desvincular da Monarquia Absolutista e se aproximar de algum sistema que não empeça o desenvolvimento do Capitalismo.

“Viva a Burguesia!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário